travessia: Novela da Globo foi inspirada em caso real? Entenda




Substituta de Pantanal estreia em 10 de outubro, a novela de Gloria Perez vai discutir como os recursos digitais podem transformar a vida das pessoas.

A história começa com uma deep fake (inteligência artificial usada para fazer montagens substituindo rostos e vozes em vídeos realistas) divulgada nas redes sociais por um grupo de jovens, em Portugal





Do outro lado do mundo, no Brasil, essa ação impacta e transforma radicalmente a vida da protagonista.


Uma montagem de brincadeira, mas extremamente prejudicial, que fará a protagonista percorrer uma complexa jornada para recuperar sua identidade e ter sua vida de volta.


O enredo é inspirado em um caso verídico de 2014. Fabiane Maria de Jesus foi morta por moradores do Guarujá após um retrato falado viralizar. A imagem indicava o envolvimento dela com sequestros.



"Veja o alcance e as consequências que uma 'brincadeira' dessa pode causar. No caso da Fabiane, não tinha nenhuma sequestradora sendo procurada [...]", disse a autora.


“Eu gosto muito de olhar a sociedade [...] através dos avanços da tecnologia. Porque cada tecnologia nova reproduz dramas novos, possibilidades novas para a humanidade. Então é disso que se trata.”



“O mundo fica pequeno porque podemos nos comunicar e fazer nossa voz chegar em qualquer lugar. Mas como usar isso? Acho que é sobre isso que as pessoas vão refletir bastante.”

Qual o papel de

NOVELA TRAVESSIA?

JADE PICON NA