Não é apenas esse tipo de easter-egg que o filme apresenta, já que há uma história carregada de significados sobre o valor de se viver plenamente e, também, acerca da natural e inevitável mortalidade.
Ao contrário do filme de 2011, a sequência é realmente uma atualização desse mundo mágico, já que se passa depois de todos os filmes de Shrek, que não faz uma aparição propriamente dita na trama.
O enredo, inclusive, deixa uma curiosidade aos fãs quanto ao momento em que Gato de Botas conhece a trupe de Tão Tão Distante. Provavelmente, esse encontro aconteceu entre sua terceira e quarta vida.
Como está preocupado que chegou em sua última, a nona, é possível que a história se passe muito tempo depois dos acontecimentos de Shrek 2.
Ao fim da animação, Gato de Botas, Kitty Pata-Mansa e Perrito roubam um navio e seguem em direção ao reino, lugar onde vão "reencontrar velhos amigos", segundo o protagonista
Como a temática do filme lançado neste ano nos alerta sobre os termos da mortalidade, seria uma possibilidade o protagonista felino não encontrar mais o antigo parceiro de aventuras.
É claro que, devido ao grande apelo da franquia, dificilmente a DreamWorks deixaria Shrek "arrastar para cima" - mesmo que exista uma conversa sobre reiniciar essa saga animada em algum momento.