Em três episódios, um dos maiores crimes da história do Brasil é revisitado com conteúdos inéditos.
A série documental 3 Tonelada$ - Assalto ao Banco Central chega ao catálogo da Netflix no dia 16 de março, revisitando o “maior roubo do século”.
“A maior dificuldade foi juntar os fios, descobrir [...] o que estava certo, o que era impreciso e o que, eventualmente, estava errado”, contou o diretor-geral da série, Rodrigo Astiz.
“A gente só conseguiu isso conversando com muita gente”, completa o diretor e roteirista, Daniel Billio. “A grande história da série são as consequências do crime.”
A produção reúne entrevistas realizadas com mais de 30 pessoas, entre policiais federais, jornalistas, pesquisadores, procuradores e juízes em diversos estados brasileiros.
Um destaque é o depoimento inédito de um dos líderes do crime, além de dois policiais que trabalharam infiltrados durante as investigações e que nunca haviam falado sobre o assalto.
Para dar a dimensão dos acontecimentos, a equipe do documentário reconstruiu em um galpão em SP o túnel que ligava a sede de uma empresa de fachada ao Banco Central do Brasil, tal qual o original.
Momentos fundamentais do caso também foram encenados na série documental, como a prisão dos principais envolvidos, baseados em relatos dos criminosos ou policiais.