Pantera Negra: 
qual é a origem da saudação de wakanda forever?


Os personagens da continuação seguem utilizando a famosa saudação de Wakanda, que consiste em juntar os dois antebraços em formato de X na frente do peito. E você sabe o que significa este gesto?


Em muitas cenas poderosas em Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita, vemos T’Challa gritar orgulhosamente “Wakanda Forever” ao cumprimentar os outros ou liderar suas tropas na batalha.



No The Late Show with Stephen Colbert, Chadwick Boseman disse que o diretor Ryan Coogler o abordou explicando que o filme precisava de uma saudação para as guardas do rei saudá-lo.






Na mesma entrevista, Boseman também confirma que a saudação é sempre feita com o braço direito sobre o esquerdo.



Além disso, o próprio Coogler se pronunciou sobre o assunto e explicou que o gesto é originado de várias culturas e idiomas. Uma delas, a linguagem de sinais americana.





Na ASL (American Sign Language), a saudação utilizada pelo povo de Wakanda significa amor.



“Nós meio que pegamos isso dos faraós e das esculturas da África Ocidental que você verá, com os braços dobrados assim”, explicou ele. “Também significa um ‘abraço’ ou ‘amor’ em ASL


No antigo Egito, eles costumavam posar estátuas de faraós com os braços cruzados um sobre o outro. Ryan Coogler explicou que a fraternidade e o amor são uma grande parte da cultura de Wakanda,

Por que a Marvel

BOSEMAN?

DE CHADWICK

NEGRA APÓS A MORTE

ATOR COMO PANTERA

NÃO ESCALOU OUTRO