para em outros

PONTOS, MAS

Oscar 2022:

NOVAS REGRAS

MUDARAM MESMO

A PREMIAÇÃO?

DIVERSIDADE

AVANÇA EM ALGUNS




Oscar 2022 vem com novas regras para incentivar a diversidade no cinema e lista de indicados reflete (algumas) mudanças.

Em 2020, a Academia anunciou um novo conjunto de mudanças nas regras da premiação com o objetivo de incentivar a diversidade entre os filmes, artistas e equipes que concorrem às principais categorias





Em quase 100 anos de história, por exemplo, apenas uma mulher negra, Halle Berry, venceu o prêmio de Melhor Atriz.

Os novos parâmetros começaram a valer em 2022 e a lista de indicados chama atenção: houve passos importantes no reconhecimento de minorias étnicas e culturais, mas padrões sociais ainda prevalecem. 


Ariana DeBose se tornou a primeira mulher afro-latina a disputar um troféu no Oscar e, na mesma categoria, que desde 2018 o Oscar não tinha artistas negras, concorre esse ano Aunjanue Ellis. 



Mas na categoria de Melhor Atriz não há nenhuma mulher negra e Penélope Cruz é a única candidata não-branca. Em 2016, o movimento “Oscar so White” chamou atenção para este fato.


Na categoria masculina, o cenário é de maior avanço e 2 dos 5 indicados são negros: Will Smith e Denzel Washington. Faz 15 anos que o Oscar premia apenas atores brancos na categoria de Melhor Ator. 



Mas a edição de 2022 também trouxe avanços importantes com o segundo artista surdo a ser indicado na história do prêmio e a primeira produção japonesa a concorrer como Melhor Filme. 

Oscar 2022: confira

da premiação

categorias

NAS principais

os indicados