EXPRESSÃO

famosa

O que é falha

NA MATRIX?

Entenda a




Além de fazer parte de uma das franquias mais famosas do gênero ficção científica, Matrix foi responsável por grandes influências na cultura pop.


Se você já assistiu à trilogia ou é navegador assíduo da internet, certamente já ouviu a expressão “falha na Matrix”. O termo teve origem em 1999, com o primeiro longa da franquia. 





No filme, em uma das cenas, Neo tem um déjà-vu, vendo um gato preto passar duas vezes pelo mesmo local. 

Nesse momento, seus companheiros o informam que falhas na Matrix são bugs no sistema, normalmente ocorridos quando as máquinas estão mudando a codificação da simulação para atingir algum objetivo. 




O longa ainda explica que aparições como anjos, lobisomens, vampiros, alienígenas e outras também não passam de falhas na Matrix.


A animação Animatrix também traz esse conceito. Yoko, uma jovem, acaba descobre uma casa abandonada onde as leis da física funcionam de maneira diferente. A edificação é fruto de uma falha na Matrix. 



A  popularidade da franquia fez com que o termo se tornasse meme. Nas redes sociais, várias threads debatem possíveis falhas na Matrix em nossa realidade!





Matrix Resurrections, o quarto filme da franquia, estreia nos cinemas no dia 22 de dezembro. 

Novo trailer de

Matrix 4 revela

mais detalhes 

Niobe com 

Agente Smith e