O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface na Netflix continua a história, muitas décadas depois, do clássico O Massacre da Serra Elétrica de 1974.
O Massacre da Serra Elétrica de 1974 é considerado um dos melhores filmes de terror slasher de todos os tempos e, na época de seu lançamento, foi comercializado como sendo uma "história verdadeira".
Na realidade, seu enredo é fictício, mas ainda assim é baseado em casos de assassinatos da vida real.
Ao longo dos anos, surgiu o debate de que o Leatherface seria inspirado no assassino em série Ed Gein, que ficou conhecido por exumar cadáveres de cemitérios e fazer lembranças com seus ossos e pele.
As autoridades ainda encontraram na casa dele diversos objetos feitos de pele – incluindo máscaras, o que teria servido de inspiração para a máscara clássica do assassino.
O roteirista Kim Henkel confirma a inspiração em Ed Gein para certos elementos da história, mas também revela inspiração em outro assassino.
"Nós estávamos cientes da história de Ed Gein, claro.[...] Mas, na verdade, houve outro caso de assassinato em Houston [...]. Eu acho que eles foram chamados de 'Assassinos do Confeiteiro'".
"Ele agia de acordo com um certo código de valores. [...] Nos referíamos àquilo como 'esquizofrenia moral' enquanto escrevíamos o roteiro. E brincamos com isso em nossos personagens.”