Mickey fora da casinha? disney
vai perder direitos autorais do personagem



Mickey Mouse fora da Disney? Muito em breve, a empresa pode perder os direitos autorais do personagem que virou seu maior símbolo cultural e comercial.


Steamboat Willie (1928), o primeiro curta estrelado pelo camundongo, vai completar 95 anos no dia 1º de outubro de 2024, logo, de acordo com a legislação americana, vai entrar no domínio público.


A quebra da exclusividade pressupõe que a Disney não vai mais ter controle sobre a imagem do Mickey marinheiro, possibilitando a utilização dele sem autorização prévia e sem pagar royalties.



Vale ressaltar, porém, que toda e qualquer versão posterior do personagem continua pertencendo unicamente à Disney – até que elas também façam 95 anos.




Quando Steamboat Willie foi lançado, a Justiça dos EUA previa um intervalo de 56 anos para uma obra cair no domínio público.


Mas a Disney se aliou a outras corporações para garantir a aprovação de uma nova lei, que aumentou a proteção para 75 anos. O mesmo se deu em 1998, com a extensão do prazo para 95 anos.


Os futuros usos e reproduções do camundongo não vão poder conter elementos que remetam ao universo Disney. Caso contrário, os responsáveis podem ser processados por violação de marca registrada.


Recentemente, outro personagem emblemático do estúdio se tornou domínio público: o Ursinho Pooh, que vai ser o protagonista de um novo filme de terror slasher chamado “Ursinho Pooh: Sangue e Mel.”

Ursinho Pooh 

FILME DE TERROR

DISNEY GANHA 

PERSONAGEM DA 

SERIAL KILLER?