Com um faroeste que foge de características comuns ao gênero, a diretora Jane Campion consagra ainda mais sua carreira com o Oscar de Melhor Direção.
Neste domingo (27), a cerimônia de entrega do Oscar condecorou Jane Campion como a vencedora do Oscar de Melhor Diretor.
A Academia elegeu a cineasta por seu impecável trabalho em Ataque dos Cães, um filme que coloca em xeque a masculinidade tóxica e os desejos reprimidos.
Após esta vitória, a diretora tornou-se a terceira mulher a receber o prêmio de Melhor Direção da Academia, juntando-se a Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2009) e Chloé Zhao (Nomadland, 2021).
Além de Melhor Direção, Campion ainda disputou as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme, se tornando a quarta mulher a concorrer em três categorias em uma mesma noite.
Antes dela, tinham alcançado esse marco Sofia Coppola, Emerald Fennell e Chloé Zhao.
Além disso, ela, agora, é a única mulher a receber duas indicações ao prêmio de Melhor Diretor em toda a história do Oscar.
Em 1994, Campion concorreu à categoria com o longa O Piano, em uma disputa que acabou premiando Steven Spielberg por seu trabalho em A Lista de Schindler.