Ataque dos Cães!

Diretor por

Jane Campion

conquista recorde

histórico com

Oscar de Melhor



Com um faroeste que foge de características comuns ao gênero, a diretora Jane Campion consagra ainda mais sua carreira com o Oscar de Melhor Direção.




Neste domingo (27), a cerimônia de entrega do Oscar condecorou Jane Campion como a vencedora do Oscar de Melhor Diretor. 


A Academia elegeu a cineasta por seu impecável trabalho em Ataque dos Cães, um filme que coloca em xeque a masculinidade tóxica e os desejos reprimidos.


Após esta vitória, a diretora tornou-se a terceira mulher a receber o prêmio de Melhor Direção da Academia, juntando-se a Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2009) e Chloé Zhao (Nomadland, 2021).


Além de Melhor Direção, Campion ainda disputou as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme, se tornando a quarta mulher a concorrer em três categorias em uma mesma noite.





Antes dela, tinham alcançado esse marco Sofia Coppola, Emerald Fennell e Chloé Zhao.



Além disso, ela, agora, é a única mulher a receber duas indicações ao prêmio de Melhor Diretor em toda a história do Oscar. 



Em 1994, Campion concorreu à categoria com o longa O Piano, em uma disputa que acabou premiando Steven Spielberg por seu trabalho em A Lista de Schindler. 

Vencedores do

da premiação

de ganhadores

Veja lista completa

OSCAR 2022: