Barbie e as Doze Princesas Bailarinas foi inspirada em conto dos irmãos Grimm e a história original é assustadora.
Em Barbie e as Doze Princesas Bailarinas, quando o pai das meninas nota que suas filhas não têm o comportamento que se espera da nobreza, chama sua prima para ensiná-las como se comportar como damas.
As irmãs mais novas recebem de presente um livro deixado pela sua mãe e nele descobrem que dançando sobre os azulejos do quarto podem abrir um portal para um jardim mágico secreto.
Mas o que surpreende no conto das 12 princesas é que o final pode ser bem mais trágico do que se espera…
O conto original dos irmãos Grimm foi escrito em 1457. O título da história também muda, e a tradução fica "Os Sapatos de Dança Desgastados" ou "Os Sapatos que Foram Dançados em Pedaços".
O começo é quase o mesmo do filme da Barbie: um rei tem 12 filhas e tranca a porta do quarto delas na hora de dormir, mas quando acorda vê os sapatinhos das filhas desgastados de dançar.
Então ele decide baixar um decreto para que, se alguém ajudasse a descobrir o que estava acontecendo com suas filhas, iria ganhar a mão de uma delas em casamento e o trono assim que ele morresse.
Um soldado revela o segredo delas, se casa com a mais velha e os 12 príncipes do outro reino são amaldiçoados e presos no mundo secreto. Existem versões de outros países que até envolvem o diabo!